O Transtorno de Ansiedade Social (TAS), também conhecido como fobia social, é um transtorno mental caracterizado pelo medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho, em que a pessoa se sente exposta ao julgamento dos outros. Essas situações podem incluir ambientes sociais cotidianos, como conversar com estranhos, participar de reuniões, falar em público, comer ou beber na frente de outras pessoas, entre outras.
As pessoas com transtorno de ansiedade social geralmente têm medo de serem humilhadas, envergonhadas, julgadas ou rejeitadas pelos outros. Eles podem se preocupar com seu desempenho ou com o que os outros podem pensar ou dizer sobre eles. Esses medos e preocupações podem levar a uma ansiedade intensa, que pode interferir significativamente nas atividades laborais, no trabalho, nos estudos e nos relacionamentos pessoais.
Os sintomas do transtorno de ansiedade social podem ser físicos, cognitivos e comportamentais.
Os sintomas físicos podem incluir rubor facial, sudorese excessiva, tremores, taquicardia, boca seca, dificuldade em falar, náuseas e tonturas.
Os sintomas cognitivos envolvem pensamentos negativos, autocríticos, preocupação com o julgamento dos outros, antecipação ansiosa das situações sociais e dificuldade em se concentrar.
Os psicológicos comportamentais incluem evitar situações sociais, falar pouco, evitar contato visual, usar estratégias de evitação e evitar atividades que possam atrair a atenção.
A causa exata do transtorno de ansiedade social não é conhecida, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos, biológicos e ambientais contribui para seu desenvolvimento. Traumas passados, bullying, baixa autoestima e experiências sociais negativas também podem ter um papel na sua manifestação.
O tratamento do transtorno de ansiedade social envolve terapia e em alguns casos, a medicação.
O Método Terapêutico WU desenvolvido pela Psicóloga Wanessa une diversas técnicas como por exemplo hipnose, pnl, reprocessamento, entre outras dentro do tratamento psicológico, com o objetivo de alcançar resultados mais rápidos para os clientes, esse método é muito eficaz para quadros de ansiedade.
O tratamento visa identificar e tratar as raízes do problema, a dessensibilização dos gatilhos de ansiedade e o desenvolvimento do gerenciamento emocional para que a pessoa ganhe autonomia sobre si.
É importante buscar ajuda profissional se você ou alguém que você conhece está enfrentando sintomas de transtorno de ansiedade social. Um profissional de saúde mental poderá fazer uma avaliação adequada e recomendar o melhor plano de tratamento para lidar com a condição.