A dependência emocional é um padrão de comportamento no qual uma pessoa se torna dependente de outra para viver suas necessidades emocionais e validar sua autoestima. Identificar se alguém tem dependência emocional pode envolver a observação de certos sinais e comportamentos. Aqui estão algumas expressões comuns de dependência emocional:
Necessidade constante de aprovação: Uma pessoa com dependência emocional freqüentemente busca validação e aprovação constante dos outros para se sentir bem consigo mesma.
Medo intenso de ser rejeitado: Existe um medo irracional e extremo de ser abandonado ou rejeitado, o que pode levar a um comportamento desesperado para evitar que isso aconteça.
Baixa autoestima: Indivíduos com dependência emocional geralmente têm uma visão negativa de si mesmos e acreditam que não são capazes de serem felizes ou completos sem a presença de outra pessoa.
Priorização dos relacionamentos acima de tudo: A pessoa com dependência emocional tende a colocar o relacionamento amoroso como a principal fonte de felicidade e satisfação em sua vida, negligenciando outras áreas importantes.
Dificuldade em tomar decisões independentes: Eles têm dificuldade em tomar decisões sem a aprovação ou a presença constante da pessoa em quem estão emocionalmente dependentes.
Comportamento ciumento e possessivo: O ciúme excessivo e o medo de perder a pessoa amada são características comuns em pessoas com dependência emocional.
Sacrificar interesses pessoais: Eles tendem a negligenciar seus próprios interesses, hobbies e amizades para idosos como necessidades e desejos da pessoa em quem estão emocionalmente dependentes.
É importante destacar que a presença de um ou mais desses sinais não é necessariamente indicativa de dependência emocional, mas eles podem ser uma manifestação de que a pessoa está enfrentando dificuldades nesse aspecto. Se você ou alguém que você conhece exibe esses comportamentos de forma persistente e isso está causando problemas na relação, talvez seja hora de procurar ajuda psicológica.