O transtorno de ansiedade de separação é um transtorno psicológico caracterizado por um medo excessivo e irracional de ficar separado de pessoas ou de ambientes familiares. Geralmente, esse transtorno afeta crianças e adolescentes, mas também pode ocorrer em adultos.
As pessoas com transtorno de ansiedade de separação experimentam uma ansiedade intensa quando estão longe de seus entes queridos ou quando imaginam que podem ser separados deles. Essa preocupação excessiva com a separação pode levar a uma série de sintomas, que podem incluir:
- Preocupação excessiva e persistente com a segurança de pessoas queridas.
- Medo de ficar sozinho ou de estar em locais desconhecidos.
- Recusa em ficar longe de pessoas significativas, como pais ou cuidadores.
- Dificuldade em adormecer sozinho ou ter pesadelos recorrentes com temas de separação.
- Queixas físicas frequentes, como dores de cabeça ou estômago, ao se separar de pessoas queridas.
- Medo excessivo de eventos que podem levar à separação, como ir à escola ou dormir fora de casa.
- Necessidade constante de proximidade física com pessoas expressões.
Esses sintomas podem causar sofrimento significativo e interferir no funcionamento diário da pessoa. O transtorno de ansiedade e separação pode ser desencadeado por eventos estressantes, como mudanças familiares, separações, morte de entes queridos ou experiências traumáticas.
O tratamento do transtorno de ansiedade e separação é feito com terapia e em alguns casos medicação.
O Método Terapêutico WU desenvolvido pela Psicóloga Wanessa une diversas técnicas como por exemplo hipnose, pnl, reprocessamento, entre outras dentro do tratamento psicológico, com o objetivo de alcançar resultados mais rápidos para os clientes, esse método é muito eficaz para quadros de ansiedade.
O tratamento visa identificar e tratar as raízes do problema, a dessensibilização dos gatilhos de ansiedade e o desenvolvimento do gerenciamento emocional para que a pessoa ganhe autonomia sobre si.
É importante buscar ajuda profissional se você ou alguém que você conhece apresentar sintomas persistentes de ansiedade de separação. Um profissional de saúde mental poderá fazer uma avaliação adequada e recomendar o tratamento mais apropriado.