
Psicodiagnóstico para TDAH
TDAH é transtorno do Neurodesenvolvimento, caracterizado por um padrão de desatenção ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento da pessoa.
Porque
fazer um psicodiagnóstico para TDAH
- 1 - Quanto mais cedo o TDAH for diagnosticado, maiores são as chances de minimizar os prejuízos na vida da pessoa.
- 2 – Fazendo o psicodiagnóstico é possível a pessoa entender o seu problema ou do seu filho e encontrar caminhos para lidar com o TDAH.
- 3 – Como o psicodiagnóstico é possível analisar o funcionamento cognitivo da pessoa , trazendo clareza dos fatores cognitivos mais comprometidos para se criar uma estratégia terapêutica para minimiza-los e também os pontos positivos para potencializa-los.
Como é feito o psicodiagnóstico para TDAH?
ETAPA 01
Nesta etapa será feito uma análise para identificar se o adulto ou criança tem TDAH, essa analise é feita em 4 passos, como segue:
Passo 01 - Entrevista
Objetivo é coletar informações sobre vários aspectos da vida do adulto, no caso de crianças essa entrevista é feita com os pais e posteriormente observado a criança.
Passo 02 - Teste de Rastreio
Objetivo é identificar os critérios diagnósticos, no caso de criança essa aplicação é feita com os pais e enviado questionário para escola.
Passo 03 - Elaboração do Laudo Psicológico
Objetivo é Analisar todas as informações coletas e elaborar a hipótese diagnostica.
Passo 04 - Sessão Devolutiva
Objetivo é apresentar a conclusão e explicação do quadro.
E se Ser identificado
o TDAH?
ETAPA 02
No caso se ser identificado o TDAH, se o cliente quiser existe a possibilidade de fazer em seguida a ETAPA 2 que é uma análise mais profunda para entender o funcionamento cognitivo do adulto ou da criança. O objetivo principal dessa nova etapa é entender mais a fundo a pessoa e auxiliar na elaboração de estratégias de enfrentamento e tratamento do quadro. Segue os passos da ETAPA 2:
Passo 05 - Testes para análise de funcionamento cognitivo
Objetivo: Analisar através dos testes a inteligência, memoria, atenção, funções executivas e capacidade de aprendizado para Identificar o perfil cognitivo da pessoa observando os pontos mais debilitados e os pontos fortes.
Passo 06 - Elaboração de laudo complementar
Objetivo: Relatar os pontos positivos e negativos do funcionamento cognitivo e sugerir formas de tratamento.
Passo 07 - Sessão Devolutiva
Objetivo: Entregar laudo complementar , explicação do quadro e direcionamentos do que pode ser feito para tratar.
Para quem é?
Adultos ou crianças que estão tendo algum tipo de sofrimento e prejuízo na vida por apresentar algumas das características abaixo.
Tipo DESATENTO
- Distraem-se com facilidade
- Pouco tempo de concentração
- Dificuldade em permanecer focado em uma atividade
- Parece não ouvir o que foi dito, dificuldade em acompanhar instruções longas
- Erram por descuido
- São desorganizados
- Baixa memória de curto prazo
- Parecem estar no mundo da Lua
- Evitam tarefas com esforço mental prolongado
- Dificuldade em concluir tarefas
Tipo hiperativo/
Impulsivo
- Mãos e pernas agitados e inquietos
- Saem com frequência do lugar onde estão sentados
- Por vezes, fazem palhaçadas para chamar a atenção
- Correm ou escalam em momentos inadequados
- Falam excessivamente
- Estão sempre em movimento e agitados
- Apresentam conduta desorganizada Impulsivo
- São impacientes
- Dificuldade em esperar a vez
- São barulhentos
- São irritadiços
- Interrompem e se intrometem em conversas alheias
- Sempre em busca do prazer
- Se arriscam
- Podem ser agressivos e demonstram raiva
- São agitados e ansiosos
- Agem com o coração e não com a razão
Conheça a psicóloga
Wanessa Ugliara

PRINCIPAIS FORMAÇÕES E ESPECIALIZAÇÕES:
Psicologia;
Hipnose Clinica Clássica;
Hipnose Clinica Clássica focada em adolescentes;
Hipnose Ericksoniana;
Psicanalise clinica especialização em adultos e adolescentes;
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Capacitação em TDHA e Neuropsicologia;